Diapositivo1

Semana da Mobilidade Rural Skills

A ADRAT em conjunto com a CORANE organizou na passada semana de 25-29 Março a semana da mobilidade do projeto Rural Skills (Erasmus+), que contou com a presença dos parceiros do projeto e respetivos stakeholders.

Os participantes tiveram oportunidade de visitar vários projetos apoiados pelo programa DLBC (PDR) e pelo anterior programa LEADER e PROVERE em ambos territórios (Terra Fria e Alto Tâmega).

 

IMG_20190328_105913


logo_erasmus

TE.EN.FARM: o novo projeto ERASMUS+ da ADRAT

A ADRAT participou ativamente na elaboração de uma candidatura, no primeiro trimestre de 2018, ao concurso do Programa ERASMUS+ promovido pela Agência Erasmus+ de Itália, numa parceria liderada pelo CESAR – Centro para o Desenvolvimento Agrícola e Rural. Estiveram em análise as 139 candidaturas admitidas no concurso, das quais foram aprovadas 24, entre elas o projeto TE.EN.FARM – Teaching Entrepreneurship for New Farmers, classificada em 7º lugar, com uma avaliação de 91.5 pontos.

Este projeto pretende promover um currículo formativo no ensino do Empreendedorismo na Agricultura e participar num debate alargado sobre e redefinição das prioridades da Educação e Formação na União Europeia. Será sobretudo dirigido aos estudantes e docentes do ensino secundário e profissional.

Com início previsto para outubro de 2018, terá uma duração de 2 anos. A parceria integra 8 organizações de 6 países (Itália, Portugal, Bulgária, Noruega, Alemanha e Holanda).


UE

CULINART: novo projeto ERASMUS+ da ADRAT

Em janeiro de 2018 e com a participação da ADRAT como um dos beneficiários,  foi apresentado à Agência Executiva para a Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA), organismo central da Comissão Europeia, um projeto para o Programa ERASMUS+, Ação-chave 3 de Apoio à Reforma de Políticas, designado CULINART. Este projeto é liderado pelo Colégio Internacional em Dobrich (Bugária), numa parceria com 9 beneficiários efetivos de 6 países (Bulgária, Espanha, França, Itália, Portugal e Turquia), mais 4 parceiros associados (dos quais se destaca a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, ANQEP).

O projeto CULINART foi um dos 15 projetos aprovados a nível Europeu no final do mês de junho de 2018, dum total de 54 candidaturas apresentadas. O projeto ambiciona promover a qualidade e a relevância da oferta de formação profissional nas artes culinárias de acordo com as necessidades do mercado de trabalho e com vista ao aumento da empregabilidade jovem, à mobilidade transnacional e à progressão na carreira.

A começar em outubro de 2018, terá um período de execução de 2 anos.


Diapositivo1

Semana de Mobilidade RURAL SKILLS, Bélgica

A ADRAT participou com um pequeno grupo de agentes locais, na 1ª mobilidade de formação RURAL SKILLS, na Bélgica, entre os dias 19 e 23 de Março.

Esta atividade apoiada pelo programa ERASMUS+, permitiu contactar e aprofundar o debate sobre diversos temas relacionados com o desenvolvimento regional, particularmente no que concerne à abordagem LEADER e aos projetos apoiados por esta iniciativa Europeia na região belga das Flandres.

Outras informações em https://www.facebook.com/ruralskillserasmusplus/  e https://www.youtube.com/channel/UCCn-zU9hnMR7HaX4d5_lDmA/videos